Canopée recebe selo GHG Protocol

blank

Canopée recebe selo GHG Protocol

Demonstrando o compromisso e a transparência com a Sustentabilidade e o respeito com o Meio Ambiente, a Canopée Ambiental e Florestal, com base em seu inventário, poderá dar sequência ao seu plano de metas sustentáveis.

A Canopée realizou seu primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) completo e conquistou o selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol/FGV. O levantamento identificou que a operação da climatech possui baixo impacto ambiental relativo à emissão de GEE.

De acordo com a publicação, o período analisado de 01 de janeiro até 31 de dezembro de 2021, garantiu os melhores índices para quantificação das emissões de cada um. Foram analisadas as principais fontes emissoras, contemplando os escopos 1, 2 e 3: emissões diretas, emissões indiretas provenientes do consumo de energia elétrica e as demais emissões indiretas, respectivamente. Considerando as emissões de todos os setores da empresa, tendo como principais fontes a aquisição de energia elétrica, a geração de resíduos nas operações e as viagens a negócios.

Para compensação das emissões da empresa referentes ao ano de 2021, a Canopée se juntou ao Programa Carbono Zero da Universidade Federal de Viçosa realizando um plantio 13 vezes maior que o necessário para neutralização das emissões. Foram plantadas 1023 mudas de espécies nativas em uma área de 7.000 m² cedida pela UFV para tal finalidade, criando um arboreto que associa a neutralização das emissões a outros benefícios ambientais e científicos.

O levantamento foi realizado de acordo com a metodologia GHG Protocol (protocolo de gases estufa, em tradução livre da sigla em inglês), a mais adotada no mundo para esse fim. Esta metodologia de cálculo de emissões de GEE foi desenvolvida pelo FGVces e WRI, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD). Segue as normas da International Organization for Standardization (ISO) e está alinhada com os modelos de quantificação (para emissões e remoções de GEE) do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC).

A Canopée Gestão Ambiental e Florestal, assim como o Programa Brasileiro GHG Protocol, busca estimular a cultura corporativa de inventário de emissões de Gases e Efeito Estufa no Brasil para uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas nas organizações. Segundo Jean-Pierre Cantaux – CEO da Canopée Ambiental “as empresas precisam estar de olho nesse processo. Elaborar o inventário para analisar às etapas em sua cadeia produtiva com objetivo de diminuir seu impacto, é altamente positivo e gera benefícios que vão além do meio ambiente; utilizar os programas de compensação ambiental e crédito de carbono traz uma melhora significativa à marca, aumento da competitividade da empresa e propaga a ideia de valor junto aos colaboradores”. Conclui