Queda dos níveis de desmatamento nos últimos meses de 2020

blank

Queda dos níveis de desmatamento nos últimos meses de 2020

O desmatamento na Amazônia teve queda de 70% em janeiro deste ano (2021). O mês de janeiro apresentou a menor área de alertas de desmatamento na Amazônia Legal dos últimos quatro anos. A considerável redução ocorre, contudo, sobre o recordista janeiro de 2020, com mais de 280 km² de desmate. O Inpe registrou cerca de 85,7 km² de destruição em janeiro de 2021, o menor valor desde 2017. A informação foi divulgada no dia 12 de Fevereiro, em Brasília, pelo Ministério da Defesa, com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo os dados analisados, nos últimos seis meses, os avisos de desmatamento tiveram redução de 21%. “Entre agosto de 2020 e janeiro de 2021 foram 988 km² de redução em alertas, de acordo com dados do Inpe. A título comparativo, trata-se de uma área superior à área urbana da cidade de São Paulo – maior centro urbano do país com aproximadamente 950 km²”, informou o Ministério da Defesa.

Esses dados demonstram “o bom desempenho” do trabalho integrado coordenado pelo Conselho Nacional da Amazônia Legal na região, principalmente por meio da Operação Verde Brasil 2, que foi deflagrada em 11 de maio de 2020 para o combate aos focos de incêndio, desmatamento e garimpo ilegal na região da Amazônia Legal.

A Operação é coordenada pelo Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa e conta com o apoio do Comando Conjunto Norte (CCjN), do Comando Conjunto Amazônia (CCjA), do Comando Conjunto Oeste (CCjO) e do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), da Força Aérea Brasileira (FAB).

A Verde Brasil 2 também é um trabalho integrado com agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional de Segurança Pública, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Além de membros do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

Do início da operação, em maio de 2020, até janeiro deste ano, foram apreendidos 331 mil metros cúbicos de madeira, 1.699 embarcações, 326 tratores e 20 aviões/helicópteros, resultando na aplicação de 4.842 multas no valor total de R$ 3,33 bilhões.

As ações do conselho visam à otimização das equipes de campo por meio do trabalho técnico-científico de analistas de órgãos governamentais reunidos no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília, que é subordinado ao Ministério da Defesa.

Recentemente, Hamilton Mourão, vice-presidente e chefe do Conselho da Amazônia, anunciou o fim da Operação Verde Brasil 2 a partir 1º de maio. De 15 de maio de 2020 a 30 de janeiro deste ano, a operação custou cerca de R$ 400 milhões, valor muito superior ao orçamento do Ibama para fiscalização ambiental em todo o país.

Segundo Mourão, ao longo da ação dos militares, verificou-se a concentração de crimes ambientais, como desmate ilegal, em um conjunto de municípios. O vice-presidente não informou quais. Os dados disponibilizados semanalmente pelo Inpe permitem a verificação dos municípios com maiores taxas de desmatamento.

Especialistas consideram positiva a retirada dos militares das ações de fiscalização na Amazônia, considerando o custo e a efetividade questionável da mesma. Além disso, destacam que a atividade de fiscalizar cabe os órgãos ambientais que já possuem experiência na área. O Exército, de toda forma, poderia ser usado para dar apoio a determinadas ações em campo.

 

 

Fontes:

Em janeiro, Amazônia tem queda de cerca de 70% nos alertas de desmate. Folhapress, 12/02/2021. Disponível em: Em janeiro, Amazônia tem queda de cerca de 70% nos alertas de desmate | Valor (globo.com). Acesso em 19/02/2021.

Desmatamento na Amazônia tem queda de 70% em janeiro, diz governo. Agência Brasil, 12/02/2021. Disponível em: Desmatamento na Amazônia tem queda de 70% em janeiro, diz governo | Agência Brasil (ebc.com.br). Acesso em 22/02/2021.

Operação Verde Brasil 2 completa 6 meses de atuação. Governo do Brasil, 11/11/2020. Disponível em: Operação Verde Brasil 2 completa 6 meses | Governo do Brasil (gov.br). Acesso em 22/02/2021.