
16 mar Protocolo de Kyoto: entenda um pouco mais
O que é?
O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 no Japão, foi um dos principais acordos mundiais relacionado às mudanças climáticas no planeta. O acordo foi elaborado com o objetivo de propor metas aos países, buscando reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, diminuir os impactos negativos dessas emissões ao meio ambiente.
Metas
Como meta, em um primeiro momento, países industrializados deveriam reduzir em 5,2%, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) baseados nos níveis de emissão registrados em 1990. Para o Japão e a União Europeia, ficou estabelecido que as reduções seriam de 7% a 8%, respectivamente. Os países em desenvolvimento, não receberam metas e obrigações para reduzir suas emissões, sendo os esforços nesse caso, medidas “voluntárias”.
Mecanismos de Desenvolvimento Limpo
O MDL foi criado a partir do Protocolo de Kyoto com intuito de ajudar os países a cumprirem suas metas, estabelecendo mecanismos de flexibilidade para permitir maior eficiência econômica na mitigação do efeito estufa. Neste contexto surge o conceito de crédito de carbono.
Algumas ações propostas

Reforma do setor de transporte/energético

Uso de fontes renováveis de energia;

Redução das emissões de gases de efeito estufa;

Combate ao desmatamento;

Promoção da agricultura sustentável;

Cooperação entre os países.
Resumo

Acordo internacional assinado por vários países na cidade de Kyoto, no Japão, em 1997

Foi firmado com o objetivo de reduzir a emissão de Co2 e outros gases causadores do efeito estufa.

Foram criadas diretrizes para amenizar o impacto dos problemas ambientais causados pelos modelos de consumo e desenvolvimento industrial vigentes no planeta.

Neste contexto surge o conceito ‘’ créditos de carbono’’, que se refere a uma atribuição monetária para a redução de emissão de Co2 na atmosfera.