Projeto Yuxibu combate o desmatamento na Floresta Amazônica

blank

Projeto Yuxibu combate o desmatamento na Floresta Amazônica

Uma notícia positiva mostra o aumento da conscientização sobre a importância e preservação da Amazônia. Em janeiro deste ano, 2023, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou uma redução de 61% de desmatamento comparado a janeiro de 2022, na chamada “Amazônia Legal”. Os alertas divulgados pelo Inpe foram feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).  

A “Amazônia Legal” é constituída pelos estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, de Roraima, de Tocantins e parte do Maranhão. E falando em Acre, a Canopée tem um dos seus projetos beneficiados localizados nesta região, o “Yuxibu ”, que fica nas Fazendas São Jorge I, São Jorge II e Mucuripe”, na cidade de Sena Madureira.   

O local tem predomínio de povos e comunidades tradicionais, como os indígenas Huni Kuin, e sempre apresentou altas taxas de desmatamento, o que acaba comprometendo não só o bioma nativo como a população local.   

Como princípio em todos os projetos da Canopée, parte da receita obtida com a comercialização de créditos de carbono é reinvestida em iniciativas socioambientais nas áreas de influência. Com o Projeto Yuxibu, um dos primeiros desenvolvidos pela Canopée, não é diferente; uma porção do que é obtido com os créditos provenientes da preservação da floresta retorna para o estado do Acre, gerando empregos para a comunidade local, preservando a biodiversidade e combatendo as mudanças climáticas.  

Para os Huni Kuin, o nome Yuxibu uma entidade sagrada difícil de explicar. Pelo relato do Pajé Agostinho Ĩka Muru, é o grande criador de todas as coisas. Numa tradução possível, Yuxibu seria algo como espíritos donos ou criadores. 

“É um Yuxibu que dá a vida para nós, dá tudo que a gente quiser fazer aqui
na Terra, cumprindo nossas missões, passando pelos trechos com todos os
Yuxibus daqui que andamos emprestados, nada que nós temos é nosso. (…)”
(Ika Muru, 2014) 

Um dos principais objetivos do “Projeto Yuxibu” é o de proteger a floresta amazônica e sua enorme biodiversidade do desmatamento. O cuidado especial com essa região é feito pela Canopée e certificado pelo “Bureau Veritas”, pioneiro em soluções em sustentabilidade e ESG, além de líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação, desenvolvendo uma metodologia própria e adaptada ao país para a contabilidade e geração de créditos de carbono a partir de projetos de manejo florestal sustentável.   

Além disso, todas as ações realizadas no Yuxibu, que protege a floresta desde 2005, possuem uma preocupação especial em auxiliar no desenvolvimento das comunidades locais. Dentre as metas nessa região, está a redução das emissões de carbono em 3.311.169 toneladas de CO2eq (gás carbônico equivalente) em um período de 30 anos. O termo “CO2eq” faz referência a qualquer outro GEE (gás de efeito estufa) emitido.

Para garantir que todos os envolvidos no Projeto Yuxibu estejam comprometidos e trabalhando de maneira séria, é realizado um monitoramento constante. Anualmente são realizadas auditorias na área certificada para monitorar os indicadores ambientais, socioeconômicos, o desmatamento e a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). 

Certificações confiáveis e acompanhamento técnico são essenciais para garantir a integridade ambiental e social desses projetos, bem como a precisão das medições das reduções de emissões de gases de efeito estufa.  

A certificação deve ser feita por entidades confiáveis e reconhecidas internacionalmente, que verificam se os projetos cumprem padrões rigorosos de qualidade e sustentabilidade. Isso assegura que os créditos de carbono adquiridos são reais, efetivos e aptos a auxiliar empresas que desejam contribuir com a preservação do planeta.