O que significa ser “carbono neutro”? 

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O que significa ser “carbono neutro”? 

Faltando pouco menos de 7 anos para alcançarmos as metas propostas pela Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, observa-se cada vez mais o avanço de temáticas como o Carbono Neutro, ou “Zero Carbono”, presente no dia a dia das pessoas e, principalmente, nos ambientes corporativos.  

 Mas, afinal, o que representa quando uma empresa é certificada com o selo de “Carbono Neutro” ou “Zero Carbono”?   

Isso significa que a empresa, de alguma maneira, emite gases de efeito estufa (GEE), entre eles o gás carbônico (CO2), na atmosfera para poder realizar suas atividades – o que sempre foi um problema de todas as empresas – porém ao buscar a neutralidade de carbono em seus processos, ela demonstra preocupação em entender e mitigar o seu impacto no planeta. 

A Canopée, ao receber o contato de uma empresa que deseja ser “Zero Carbono” entra em ação desenvolvendo projetos socioambientais sustentáveis, ou seja, projetos que conservam a floresta, protegem a biodiversidade e asseguram benefícios sociais às populações locais, permitindo a “neutralização” das emissões desses gases poluentes.   

Essa neutralização ocorre porque dentre as inúmeras ações de um projeto como este está a conservação de florestas nativas “em pé”, como uma das alternativas para evitar consequências ao meio ambiente e alterações climáticas (esta causada especialmente pelo excesso de poluentes como o dióxido de carbono – CO2). 

As florestas primárias e em específico a floresta amazônica são uma máquina muito potente para capturar CO2, muito mais que uma floresta plantada pelo ser humano. Por isto, a ação de preservar áreas de floresta amazônica do desmatamento é considerada globalmente (princípios da ONU) como um ato de compensação das emissões de GEE, até mais eficiente do que plantar árvores. O Projeto Yuxibu, da Canopée se enquadra no mecanismo REDD+, ou seja, gera seus créditos a partir da preservação da floresta nativa amazônica.   

Em outras palavras, para uma empresa ser certificada “zero carbono” ela deve se comprometer a reduzir ou compensar suas emissões. Lembrando que também é possível equilibrar ambas alternativas.   

De forma prática, a Canopée calcula quanto é emitido de gases de efeito estufa por aquela empresa, os impactos ambientais e quais as principais alternativas a médio e longo prazo para neutralizar essas emissões.  

Um crédito de carbono equivale a uma tonelada de carbono. Ao mapear quanto de gases do efeito estufa uma empresa emite, calcula-se quantos créditos ela precisaria adquirir para neutralizar essa emissão e não comprometer o meio ambiente.   

Os benefícios desse realinhamento podem não ser tão visíveis num primeiro momento, mas a longo prazo os resultados são muito impactantes, tanto para o meio ambiente (claro!) quanto para o branding com o fortalecimento da marca, novas oportunidades de parcerias e/ou investimentos, reestruturação de comunidades localizadas próximas de projetos de neutralização de carbono, sem falar no legado de contribuir com a regeneração do planeta.  

Ser “zero carbono” é rever determinadas práticas nocivas ao meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas para garantir um futuro promissor ao ser humano, aos seres vivos e à natureza.