Erick Jacquin recebe certificados de neutralidade de carbono da Canopée em seus empreendimentos

blank

Erick Jacquin recebe certificados de neutralidade de carbono da Canopée em seus empreendimentos

O Chef, que acaba de receber o selo de carbono neutro em seis de seus empreendimentos, fez questão de garantir que a sua nova casa já seja inaugurada neutralizando suas emissões de Co2.

Erick Jacquin (57), chef de cozinha, empresário e jurado do Master Chef Brasil, reinaugurou em dezembro a sua casa Cinq Restaurante, antigo Buteco do Jacquin — e fez questão de iniciar suas atividades em processo de monitoramento, no qual serão analisados sua Pegada de Carbono e seu impacto ao meio ambiente, garantindo dessa forma que as suas emissões de Co2 sejam devidamente quantificadas e neutralizadas.

Seis empreendimentos do Grupo JL que foram certificados em outubro de 2022 — Président, Bistrô Ça-Va, o buteco do Jacquin (Cinq Restaurante), Lvtetia, Delivery Jojô, além do Président Eventos — receberam, durante o evento de reinauguração, as placas com os Certificados de Neutralização e de Preservação. Isso porque, Jacquin além da quantidade de créditos para neutralizar suas atividades, investiu também, em créditos de preservação voluntária, o que significa auxiliar nos custeios, manutenção e proteção de dois hectares de Floresta em Bioma Amazônico.

O Chef quer que 100% de suas propriedades sejam “carbono neutro”, o que quer dizer que elas não aumentam a quantidade de gases causadores do efeito estufa da atmosfera resultando em um “efeito nulo” sobre o aquecimento global.

A fim de neutralizar suas atividades, o Chef optou pela compensação através da aquisição de créditos de carbono, investindo no projeto REDD+ Yuxibu, que cuida da floresta amazônica e das comunidades guardiãs. Esse sistema promove o intercâmbio entre quem gera créditos de carbono por reduzir emissões e quem precisa compensar suas emissões residuais.

O processo se inicia com a quantificação de dióxido de carbono emitido a partir do consumo de energia, água, transporte, por exemplo, avaliando as emissões diretas e indiretas dos gases causadores de efeito estufa provenientes de uma atividade. Depois de mapear todas as fontes emissoras e calcular os seus impactos é elaborado um inventário de Gases de Efeito Estufa que servirá como norte para a adoção de estratégias eficazes de redução e neutralização de Carbono.

No caso do Chef, tanto o Inventário quanto a descarbonização de seus empreendimentos estão sendo realizados pela Canopée Gestão Ambiental, uma climatech que através de seus Projetos REDD+ conserva áreas de floresta no bioma Amazônico, impacta positivamente a vida das comunidades locais e gera créditos de carbono. Para garantir resultados reais e eficientes, as atividades da Canopée são auditadas e certificadas de ponta a ponta pelo Bureau Veritas, organização reconhecida internacionalmente.

O uso de fontes de energia renováveis, programa de gestão de resíduos e de recursos hídricos, controle da emissão de gases de efeito estufa, desmatamento e ações relativas às alterações climáticas fazem parte das boas práticas e projetos em ESG.

Empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas podem investir em redução e compensação de carbono, neutralizando suas emissões e mitigando seus impactos. Foi essa preocupação que levou Jacquin a se empenhar em descarbonizar todos os seus empreendimentos.