Canopée Recebe Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol pelo Segundo Ano Consecutivo

blank

Canopée Recebe Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol pelo Segundo Ano Consecutivo

Desde sua instauração em 2008, o programa tem se destacado como aliado crucial na busca por um desenvolvimento responsável e de baixo carbono no país  

No ciclo 2023, a Canopée Ambiental e Florestal reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, transparência e respeito ao meio ambiente ao receber novamente o selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol/FGV em seu Inventário de Gases de Efeito Estufa. 

Este selo certifica os Inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE) completos, sendo uma forma de validar a contribuição e comprometimento de empresas para o fornecimento de dados públicos sobre suas emissões à sociedade por meio do Registro Público de Emissões. Esse processo torna os procedimentos mais transparentes e incentiva outras empresas a seguirem o mesmo caminho. 

Para Jean Pierre Cantaux, CEO da Canopée, o Selo Prata PBGHG representa o comprometimento da empresa com práticas voltadas para o meio ambiente e a transparência com a sociedade. “reforçamos a importância de abraçar a sustentabilidade e enfrentar os desafios das mudanças climáticas de maneira proativa e transparente”, enfatiza Cantaux. 

  

Programa Brasileiro GHG Protocol 

O Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG) foi concebido em 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e pelo World Resource Institute (WRI), em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras. 

Segundo a organização, o programa desempenha um papel crucial na adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro, além de desenvolver ferramentas de cálculo destinadas a estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE). 

Inventários de Gases de Efeito Estufa: Um Guia para Sustentabilidade Empresarial 

Os Inventários de Gases de Efeito Estufa são ferramentas cruciais para entender e gerenciar as emissões de GEE nas operações de uma empresa. Eles servem como referência, oferecendo uma base sólida para as empresas mitigarem suas emissões ano após ano. Essa abordagem permite que as organizações não apenas compreendam, mas também reduzam progressivamente seus impactos ambientais, promovendo práticas empresariais mais sustentáveis e contribuindo ativamente para a minimização dos efeitos adversos no meio ambiente. 

A Canopée, além de elaborar e divulgar seu próprio inventário, oferece seus serviços para auxiliar outras empresas a seguir o mesmo caminho. 

O Que é um Inventário de Gases de Efeito Estufa? 

Um inventário de GEE é uma avaliação sistemática das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa em todas as atividades da empresa. Ele abrange desde emissões diretas no processo produtivo (Escopo 1) até emissões indiretas associadas ao consumo de eletricidade (Escopo 2) e, opcionalmente, emissões indiretas relacionadas a outras fontes (Escopo 3). 

Qualquer Empresa Pode Fazer? 

Sim, qualquer empresa pode e deve realizar um Inventário de GEE para compreender seu impacto ambiental e tomar medidas para reduzi-lo. É uma ferramenta poderosa para a gestão sustentável, independentemente do setor ou porte da empresa. 

Jean-Pierre Cantaux, CEO da Canopée Ambiental, ressalta a importância estratégica do processo: “Elaborar o inventário para analisar as etapas em nossa cadeia produtiva com o objetivo de diminuir nosso impacto é altamente positivo; além de benefícios para o planeta, traz uma melhora significativa à marca, aumenta a competitividade da empresa e propaga a ideia de valor junto aos colaboradores.” 

Quer levar a sua empresa a um novo patamar de sustentabilidade? Estamos prontos para ajudar! Entre em contato conosco agora para iniciar o processo de elaboração do seu Inventário de Emissões e dar início à sua transformação sustentável.