Canopée planta mais de 1000 árvores e inicia o processo de neutralização de suas emissões de GEE

blank

Canopée planta mais de 1000 árvores e inicia o processo de neutralização de suas emissões de GEE

A Canopée se juntou ao Programa Carbono Zero da Universidade Federal de Viçosa e já deu o pontapé inicial para a neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes de sua operação. A iniciativa começou com a elaboração do inventário das emissões de GEE referentes à operação da empresa no ano de 2021, realizado com base em informações levantadas junto aos colaboradores da Canopée.
A partir da estimativa das emissões, os cálculos foram feitos e chegou-se a recomendação da quantidade de mudas a serem plantadas, de forma a realizar a neutralização destas emissões em um horizonte de 30 anos.

Os cálculos demonstraram que seria necessário o plantio de 74 árvores para neutralização das emissões da empresa em 2021, no horizonte proposto.

Entretanto, a Canopée decidiu ir muito além da compensação, promovendo a criação de um novo arboreto que associe a neutralização das emissões a outros benefícios ambientais e científicos. Desta forma, foi realizado o plantio de 1023 mudas de espécies nativas em uma área de 7.000 m² cedida pela Universidade Federal de Viçosa para tal finalidade. A área era ocupada por Pinus sp., que foram severamente danificados pelo forte temporal que acometeu o campus em outubro de 2019. Agora, o local será um belo plantio de espécies florestais nativas da Mata Atlântica.

Para compor o plantio, foram escolhidas 9 (nove) espécies, entre espécies pioneiras e espécies de diversidade. O espaçamento utilizado foi de 3m x 2m (6m².planta-¹) e o arranjo de plantio proposto foi o sistema quincôncio, no qual uma muda de espécie de diversidade fica no centro de um quadrado formado por quatro mudas de espécies pioneiras. Essa conformação foi escolhida, pois as espécies pioneiras apresentam crescimento rápido, fornecendo assim o sombreamento necessário para as mudas de espécies não pioneiras.

blank

Imagem 1 – Lista de espécies plantadas e disposição das mesmas na área.

 

Na área de plantio, foram executadas ações de limpeza do terreno, combate às formigas cortadeiras, delimitação e esquadrejamento, abertura das covas, calagem, adubação de arranque, plantio e irrigação.

O combate às mudanças climáticas faz parte do nosso compromisso com o planeta, por isso, a quantidade de árvores plantadas pela Canopée superou a quantidade necessária para a neutralização das emissões de GEE advindas das atividades da empresa em mais de 13 vezes.

A área do plantio de neutralização de GEE realizado pela Canopée em parceria com a UFV será protegida e monitorada durante os próximos 30 anos, ganhando ainda a atribuição de área experimental, onde serão desenvolvidas atividades de pesquisa e extensão.Com o crescimento e desenvolvimento do plantio, planeja-se envolver a comunidade acadêmica da UFV para a elaboração de monografias, dissertações e teses, visando à produção científica sobre temas relevantes à temática ESG, como: análises de impactos na microbiota do solo, potencial de sequestro de carbono pelas espécies utilizadas, conservação genética de espécies nativas, entre outras linhas de pesquisa.