Canopée e Agenda 2030: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável

blank

Canopée e Agenda 2030: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável

O Brasil enfrenta desafios crescentes na busca pela concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem alcançados até 2030. De acordo com o Relatório Luz, um levantamento realizado por mais de 60 organizações da sociedade civil sobre o progresso na implementação dessas metas, mais de 80% dos compromissos acordados estão em retrocesso, ameaçados ou estagnados. O epicentro dessa preocupação é a Agenda 2030, um pacto estabelecido em 2015 por 193 estados membros, com o propósito de definir 17 objetivos de desenvolvimento sustentável. Esses objetivos visam promover a sustentabilidade nos três pilares interconectados: social, ambiental e econômico.

A urgência da Agenda 2030, estabelecida como um apelo imperativo por todos os países membros da ONU em 2015, exige que organizações de todos os setores – empresas, governos e sociedade civil – se unam a essa empreitada para moldar um futuro verdadeiramente sustentável.

Nesse contexto, a Canopée Gestão Ambiental e Florestal tem se mostrado um exemplo de comprometimento com os ODS, contribuindo para a realização da Agenda 2030 por meio de ações sólidas.

A Canopée é uma Climatech que tem como base a valorização do patrimônio natural do Brasil em prol da sustentabilidade global e das futuras gerações. Sua missão é garantir um futuro mais promissor, tanto em termos ambientais quanto sociais, refletindo seu compromisso com a Agenda 2030. A visão de se tornar uma das das mais ativas e reconhecidas empresas na área de gestão ambiental e atividades verdes no Brasil não é apenas uma ambição, mas também uma demonstração de sua vontade de liderar e inspirar mudanças positivas, como destaca o CEO da Canopée, Jean-Pierre Cantaux. 

Segundo Cantaux, a abordagem da Canopée se alinha com vários ODS da Agenda 2030, com destaque para o ODS 12 (Consumo e Produção Responsável), ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e ODS 15 (Vida Terrestre).

No Projeto REDD+ Yuxibu, desenvolvido pela Canopée, por exemplo, são atingidos 6 ODS:


blank

 

Em todos os seus projetos, inclusive no Yuxibu, a Canopée utiliza tecnologias avançadas para monitorar informações geográficas, mapear áreas florestais, monitorar o estoque de carbono e evitar o desmatamento. Essas ações visam permitir a perpetuação da biodiversidade e do patrimônio genético existente na região dos projetos, ao mesmo tempo em que contribuem para evitar a emissão de milhões de toneladas de carbono na atmosfera. “Ao fazer isso, a Canopée atinge diretamente dois ODS (13 e 15) promovendo a conservação da vida terrestre, a proteção dos ecossistemas naturais e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas “, acrescenta Cantaux.

A dimensão social da atuação da Canopée é de igual importância. Através de parcerias estratégicas com associações, cooperativas e outras partes interessadas locais, a empresa projeta e executa iniciativas de cunho social que contribuem para o alcance de múltiplos ODS da Agenda 2030. Esses projetos não apenas fortalecem as comunidades em termos econômicos, mas também promovem a educação, saúde, bem estar, igualdade de gênero, refletindo assim um compromisso com o desenvolvimento sustentável.

A Canopée atua em duas direções principais, abrangendo uma ampla gama de esforços em prol do desenvolvimento sustentável. Por meio de serviços de consultoria, a empresa mapeia e quantifica as emissões de gases de efeito estufa e avalia os impactos ambientais de outras organizações, proporcionando insights valiosos para redução de suas pegadas de carbono.

A Climatech também direciona sua expertise para a gestão de projetos ambientais, onde administra iniciativas que neutralizam a emissão de carbono e geram créditos por meio de serviços que beneficiam o meio ambiente e as comunidades locais. Todas as atividades são sustentadas em três pilares fundamentais – Ambiental, Social e Tecnológico – que estão intrinsecamente ligados aos ODS. 

A Canopée busca alinhar seu core business, foco de impacto das atividades do seu negócio, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Ao promover ações que atendem a diversos ODS, a Canopée não apenas amplia seu impacto positivo, mas também inspira outras empresas a trilharem o mesmo caminho rumo ao desenvolvimento sustentável.