Brasil: exemplo de produtividade e proteção ao meio ambiente

blank

Brasil: exemplo de produtividade e proteção ao meio ambiente

O Brasil tem tudo para provar que é possível ser uma potência agroambiental, capaz de conciliar produção e preservação florestal. Com a expansão da tecnologia e de ferramentas avançadas de produtividade, o país desenvolveu um modelo de agricultura tropical sustentável, reconhecida mundo afora por sua excelência no desenvolvimento das técnicas de Agricultura de Baixo Carbono (ABC).

O mundo rural brasileiro utiliza, em média, apenas a metade da superfície de seus imóveis (50,1%). A área dedicada à preservação da vegetação nativa nos imóveis rurais – registrados e mapeados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) – representa um quarto do território nacional (25,6%).

O reconhecimento desse papel essencial da agricultura brasileira na preservação do meio ambiente pode ser conhecido, graças ao tratamento geocodificado dos dados do CAR, pela Embrapa Territorial.

Áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa

A partir dos dados do CAR, foi quantificada a dimensão territorial da contribuição da agricultura à preservação ambiental. Os produtores rurais brasileiros (agricultores, florestais, pecuaristas, extrativistas etc. cadastrados no CAR) preservam no interior de seus imóveis rurais um total de 218 milhões de hectares.

 

Áreas dedicadas à proteção da vegetação nativa

As áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa pelo mundo rural brasileiro compõe um mosaico ambiental relevante e de grande dimensão com as áreas protegidas do país: as unidades de conservação integral (parques nacionais, estações ecológicas etc.) e as terras indígenas.

Os limites das unidades de conservação integral são conhecidos de forma circunstanciada. Elas protegem 10,4% do território nacional e representam menos da metade da área dedicada à preservação pelo mundo rural. As 600 terras indígenas ocupam 13,8% do país. O total das áreas protegidas (unidades de conservação integral e terras indígenas) representam 206 milhões de hectares e 24,2% do Brasil.

 

Áreas dedicadas a proteção e preservação da vegetação nativa

Juntas, as áreas protegidas e as preservadas no mundo rural totalizam 423 milhões de hectares ou 49,8% do Brasil.

Total das áreas dedicadas à vegetação nativa no Brasil

Quando às áreas protegidas e preservadas agregam-se as de vegetação nativa das terras devolutas e militares, e dos imóveis rurais ainda não cadastrados ou disponíveis no CAR chega-se a um total de 632 milhões de hectares. Em outras palavras, 66,3% do território nacional está destinado e/ou ocupado com as várias formas de vegetação nativa, cuja natureza e estado variam bastante entre os diversos biomas.

 

Quantificação territorial da ocupação e uso das terras no Brasil

Graças ao mapeamento das áreas destinadas à preservação da vegetação nativa cadastradas no CAR pelo mundo rural e das áreas protegidas do Brasil foi possível avançar no sentido de uma visão totalizante do uso e ocupação das terras em todo o território nacional. Com base em imagens de satélite e fontes cartográficas de diversos órgãos federais e estaduais, a equipe da Embrapa Territorial completou a quantificação das demais formas de uso e ocupação das terras. Essa síntese nacional é apresentada a seguir sob a forma e gráfica.

 

blank

 

O gráfico acima representa, de forma sintética e resumida, as diversas proporções dos diferentes usos e ocupação da terras no Brasil, destacando a grande dimensão do total das áreas dedicadas à preservação e à proteção da vegetação nativa (66,3%).

 

Fontes:

Síntese Ocupação e Uso das Terras no Brasil. Embrapa, 20/01/2018. Disponível em: Síntese Ocupação e Uso das Terras no Brasil | Embrapa (embrapa.br). Acesso em 22/02/2021.

‘Precisamos destacar o Brasil como potência agroambiental’. Agência Safras, 04/11/2020. Disponível em: ‘Precisamos destacar o Brasil como potência agroambiental’ | Canal Rural (canalrural.com.br). Acesso em 22/02/2021.

Potencial agro-ambiental do Brasil é ressaltado em painel na COP 23. ILPF Agricultura de Baixo Carbono, 15/11/2017. Disponível em: Potencial agro-ambiental do Brasil é ressaltado em painel na COP 23 | Embrapa (embrapa.br). Acesso em 22/02/2021.