Gustavo Baêsso é engenheiro florestal, com mestrado em Ciência Florestal e especialização em melhoramento genético pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui ampla experiência em inventários anuais de GEE (Protocolo Brasileiro GHG), cálculo de compensações de carbono e projetos de carbono florestais nos padrões VCS e Cercarbono.
Sua atuação como auditor de validação e verificação e expert local em projetos de carbono florestal segue os mais elevados padrões internacionais, como o Verra VCS/CCB. Já colaborou estrategicamente com diversas Organizações de Verificação e Validação (OVVs/VVBs) acreditadas, garantindo a conformidade dos projetos às exigências globais de sustentabilidade. Com mais de 20 projetos florestais de crédito de carbono em seu portfólio, entre projetos ARR e REDD (APD e AUD), possui profunda expertise na área.
Como cofundador, CEO e Líder de P&D na startup Pólen Engenharia Florestal, Gustavo liderou a criação de tecnologias inovadoras para viveiros florestais, incluindo o estufim automatizado, que revolucionou a produtividade e o enraizamento de miniestacas no setor florestal. Sua carreira inclui ainda a coordenação do Projeto Tolerância à Seca, colaborando com as maiores empresas florestais do país no desenvolvimento de clones de eucalipto tolerantes à seca, além de uma liderança estratégica no Setor de Projetos da Sociedade de Investigações Florestais/UFV, onde foi idealizador e responsável pela criação de diversos Grupos Temáticos, como GT Colheita, GT Silvicultura e Sociedade, GT Restauração, entre outros.