Ao longo da história brasileira o bioma da Mata Atlântica foi extremamente explorado por diversos motivos, como abertura de estradas, construção de cidades, cultivos agrícolas, instalação de pastagens ou por pura exploração florestal mal controlada, o fato é que atualmente restam apenas cerca de 7% da cobertura florestal original da Mata Atlântica (GAMBARINI, s.d.). Além disso, este bioma corresponde a área mais densamente populada do Brasil, o que traz diversos problemas ambientais que já podem ser sentidos por quem vive na região “ocupada” pelo bioma, como falta de água, aumento da temperatura média, perda da qualidade do solo e diminuição da biodiversidade.
Sabendo desta problemática, o Projeto Conexão Mata Atlântica vem atuando juntamente com diversas frentes para tentar recuperar e minimizar a pressão ambiental exercida no bioma, utilizando uma metodologia que visa também recompensa financeira e produtiva para aqueles produtores rurais que participam do projeto. O pagamento por serviços ambientais é uma peça chave para que o produtor se engaje no projeto, uma vez que o incentivo financeiro funciona como um estímulo, atraindo, posteriormente, outros benefícios para as propriedades rurais, como por exemplo, a melhoria e a conservação do solo e da água.
Na região da Zona da Mata de Minas Gerais, onde está localizado o município de Viçosa – MG, cidade em que parte da equipe Canopée reside, foram plantadas cerca de 60 mil mudas de espécies nativas e exóticas entre o período de outubro de 2020 e janeiro de 2021. Este plantio foi realizado em 18 propriedades rurais, e tem expectativa de aumento de número de mudas plantadas ainda no ano de 2021, por isso, se algum proprietário rural possui alguma área degradada e deseja participar do Conexão Mata Atlântica, basta acompanhar as publicações no site da Finatec, ou no site do próprio projeto (Conexão Mata Atlântica (mctic.gov.br)) e submeter a documentação exigida por meio do edital de seleção pública.
Fontes:
GAMBARINI, Adriano. Mata Atlântica luta pela sobrevivência. WWF Brasil. Disponível em: Mata Atlântica | WWF Brasil. Acesso em: 28/01/2021.
Zona da Mata tem 60 mil mudas plantadas em ação de reflorestamento do Projeto Conexão Mata Atlântica. G1 Zona da Mata, 24 de janeiro de 2021. Disponível em: Zona da Mata tem 60 mil mudas plantadas em ação de reflorestamento do Projeto Conexão Mata Atlântica | Zona da Mata | G1 (globo.com). Acesso em: 27/01/2021.Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1455 – 4º andar 04543-011 – São Paulo / SP
Brasília - DF
Viçosa - MG