A Canopée Gestão Ambiental Florestal S.A é uma Climatech que atua no gerenciamento de áreas florestais na região do Acre e Amazonas por intermédio de intervenções de reabilitação, recuperação e restauração florestal que buscam garantir a preservação dos ecossistemas.
A climatech nasceu do desejo de um pequeno grupo de empresários e executivos, de nível internacional, que decidiu participar ativamente de ações socioambientais. Preocupados como planeta e com desejo de deixar um legado para as futuras gerações, uniu competências e experiências para transformar a ideia em importantes projetos que visam proteger o meio ambiente e as comunidades guardiãs que vivem nas áreas de proteção e preservação ambiental.
Os projetos desenvolvidos pela Canopée destinam parte dos recursos financeiros oriundos da comercialização dos créditos de carbono ao fomento de projetos socioambientais em terras indígenas e em outras áreas protegidas, beneficiando as comunidades locais e sua autonomia.
A Canopée entende a importância de uma atuação eficiente e confiável a longo prazo e também reconhece a necessidade do envolvimento de diferentes atores locais para o sucesso nesse processo, por isso atua de maneira sinérgica com instituições públicas, privadas, governamentais e não-governamentais, instituições de ensino, pesquisa e extensão, associações e lideranças chaves, aspirando sempre propiciar o completo alinhamento dos diversos setores às políticas públicas.
Depois de dois anos de muita dedicação na identificação e articulação com instituições
renomadas para consolidação de um robusto ecossistema que, em julho de 2021, aconteceu a assinatura de um protocolo de intenções, no qual 11 instituições manifestaram o interesse em atuar junto à Canopée.
Em outubro de 2022, acontece a celebração de um acordo de cooperação técnica e financeira entre Canopée e SEBRAE/AC – com a missão de Fomentar os pequenos negócios do Acre como a principal força motriz de desenvolvimento sustentável, articulando e mobilizando uma rede de agentes. Este acordo foi firmado visando estimular a mobilização das partes interessadas para o desenvolvimento de iniciativas que permitem fortalecer o ecossistema dos pequenos negócios no Acre, gerando a evolução destes em todas as esferas: financeira, humana, técnica, operacional e socioambiental.
Segundo a Diretora de Projetos Socioambientais da Canopée, Mirella Vargas, o apoio e fortalecimento das cadeias produtivas do Açaí, Óleos, Cacau nativo e outras cadeias com potencial econômico no Estado do Acre, de forma a conectá-las a mercados maduros, sustentáveis, inovativos, inclusivos e justos, é fundamental para melhorar os indicadores econômicos, sociais e ambientais na região.
A Canopée acredita que os empreendedores e pequenos negócios possuem papel fundamental nas economias em transição, por isso o desejo é que esses projetos sejam base para o desenvolvimento do Acre com ênfase na “Bioeconomia e Sustentabilidade”.
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1455 – 4º andar 04543-011 – São Paulo / SP
Brasília - DF
Viçosa - MG